Presidente do CREF17/MT participa de reunião que discute unificação de Ouvidorias da Saúde

Notícias

 

Assessoria de Imprensa

CREF17/MT

 

O Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região (CREF17/MT), Carlos Eilert, esteve nesta segunda-feira (09.08) em reunião na Promotoria Pública para discutir sobre a unificação das ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

Para Eilert, a reunião proporcionou oportunidade de discussão sobre a concepção de ouvidorias, processos de trabalho, bem como outras informações para a unificação do sistema. “O propósito da reunião foi fazer uma análise de viabilidades para implantar uma única Ouvidoria para todo o SUS, com a finalidade de oferecer base conceitual, política e técnica dos gestores municipais de saúde sobre o serviço”, esclarece Eilert.

 

Eilert deixou claro que é contra a unificação. “Expus minha opinião sobre a integralidade dos entes e para que o sistema realmente funcione, cada um tem que ter a sua ouvidoria, afinal, elas são importantes mecanismos de gestão e fortalecimento do SUS, pois é justamente essa escuta ao cidadão que permite o reconhecimento das demandas da sociedade em relação à saúde”.

 

As manifestações em relação ao sistema de saúde podem ser: sugestões, reclamações, elogios, denúncias, pedidos por informações ou outras solicitações.

 

Além disso, segundo Eilert, “a Ouvidoria faz disseminação de informações e, dessa forma, contribui para a promoção da educação em saúde. As informações podem ser a respeito do acesso aos serviços de saúde, sobre as doenças e, ainda, sobre políticas e programas de saúde. Também, subsidia dados para a tomada de decisão pela gestão, estabeleceu espaço de participação e importante instrumento, aproximando a gestão da população, com maior legitimidade”.

 

Também estiveram presentes na reunião, representante do Conselho Municipal de Saúde, o secretário de ouvidorias do Brasil e o promotor da cidadania, Alexandre Guedes.

CREF17/MT – Centenas de pessoas participaram de Ciclo de Palestras nesta sexta-feira
Temperatura alta atinge profundamente os praticantes de atividade física em MT; CREF17 orienta profissionais da área