Conheça algumas das informações mais importantes para a atuação profissional:
Atribuições do Responsável Técnico
Código de Ética dos Profissionais de Educação Física
Profissionais
Ao contratar o profissional de Educação Física, confira a Certidão Negativa de Débitos e a Cédula de Identidade Profissional, emitida pelo CREF do estado de Mato Grosso, observando a CATEGORIA, ATUAÇÃO e a VALIDADE, que delimita a área de atuação.
Conheça as áreas:
- Licenciado, em Educação Física. Habilita para atuação somente na docência (escola) na disciplina da Educação Física como componente curricular.
- Bacharel, em Educação Física. Habilita para atuação em ATIVIDADES FÍSICAS E/OU DESPORTIVAS (academias, clubes e similares), que não sejam vinculadas a disciplina da Educação Física como componente curricular.
- Licenciado/Bacharel, em Educação Física. Habilita para atuação, tanto com ATIVIDADES FÍSICAS E/OU DESPORTIVAS (academias, clubes e similares) e também na docência (escola) na disciplina como componente curricular da Educação Física.
- Provisionado – “Modalidade”, não-graduado em Educação Física. Possui licença para atuação somente na modalidade descrita na ATUAÇÃO.
Estagiários
Os agentes de orientação e fiscalização do CREF17/MT realizam o trabalho através dos instrumentos denominados: Auto de Infração e Termo de Visita.
- Os estagiários devem estar munidos do Termos de Compromisso de Estágio, contendo dados do representante legal, dados da instituição de ensino, dados do estagiário, termo dentro da vigência, assinaturas e carimbos da instituição de ensino e empresa concedente, assinatura do estagiário, conforme lei 1788/2008
- Mantenha cópia do Termo de Compromisso de Estágio na recepção.
- O Estagiário dever ater-se ao programa de estágio. De outra forma será gerado vínculo empregatício.
- A responsabilidade pelo estagiário é da IES, do campo de estágio e do supervisor.
- O responsável técnico do estabelecimento também tem responsabilidade sobre o estagiário.
- O Ministério do Trabalho fiscaliza e aplica pesadas multas no caso de estágio irregular.
- Visitando diariamente as redes sociais e site do CREF, o estudante, o empresário e o profissional ficarão bem informado.
Conheça a Lei do Estágio e a Nota Técnica do CONFEF
Cartilha Esclarecedora da Lei do Estágio
Jogos Escolares
Em toda e qualquer competição desportiva municipal, estadual ou nacional, os técnicos de equipes esportivas devem possuir o registro no Conselho Regional de Educação Física. A falta do registro profissional caracteriza exercício ilegal da profissão, constituindo contravenção penal prevista no Decreto-Lei nº 3.688/41.
Os organizadores de competições esportivas, sejam públicos ou privados, devem concorrer para o cumprimento da lei, exigindo a cédula de identidade profissional emitida pelo CREF que comprove o registro dos técnicos. Pessoas sem o registro profissional não podem assinar como técnicos ou exercer essa função em competições desportivas.
Essa nova realidade do esporte no Brasil vigora desde 1 de setembro de 1998, portanto há mais de 25 anos. O objetivo do legislador é garantir que as crianças, adolescentes, jovens, adultos e todos os seguimentos sociais, sejam atendidos por profissionais de Educação Física habilitados e comprometidos eticamente, permitindo assim, maior segurança para saúde física e psicológica dos praticantes.