Vôlei de rua em Cuiabá: Manifestações culturais e sociais da prática esportiva

Notícias

O Dia do Voleibol é comemorado em 27 de junho desde 1895, quando foi criado por William George Morgan. Essa modalidade esportiva tem como objetivo minimizar o contato físico e marcar pontos ao enviar a bola para o chão da quadra adversária. Hoje, temos o prazer de divulgar as diversas manifestações esportivas, culturais e sociais que o voleibol proporciona no século 21.

Este estudo específico aborda o Vôlei de Rua em Cuiabá, Mato Grosso, e tem como ponto de partida as manifestações culturais e sociais dessa prática, que se ramificam e dão origem a várias formas de mediação cultural. O objeto desta pesquisa investigou as mediações culturais do vôlei de rua em Cuiabá – MT, na contemporaneidade, e os aspectos culturais presentes na experiência desta prática, que permitem uma análise profunda da identificação e significado que ela possui na vida de seus praticantes.

A problemática desta pesquisa de mestrado, conduzida pela Professora de Educação Física e ex-atleta de Voleibol, Caroline Maria de Lima (número de registro CREF 17/MT: 03506-G/MT), revela o longo e fascinante caminho a percorrer, explorando as diversas maneiras pelas quais uma modalidade esportiva pode impactar a vida social e cultural daqueles que a praticam. O estudo adotou uma abordagem descritiva qualitativa, baseada em relatos conhecidos como histórias de vida dos seus participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, permitindo narrativas orais e perguntas abertas, de forma espontânea.

Apresentamos aqui reflexões finais, não concluídas, que abrem espaço para novos reconhecimentos sobre os aspectos da mediação cultural do vôlei de rua em Cuiabá – MT e como eles têm influenciado a rotina esportiva dos seus praticantes. Levando em consideração a força da cultura do esporte de rua no cotidiano dos participantes, é possível evidenciar como ela tem impactado a vida desses agentes sociais no mundo contemporâneo.

Portanto, falar apenas da modalidade original do voleibol de quadra seria esquecer de todas as diversas manifestações criadas a partir dele e atualmente praticadas no cotidiano, como o Vôlei de Rua, Biribol, Vôlei de Praia, Futvôlei, Tênis de Praia, Badminton, Vôlei Sentado e Peteca.

O esporte para toda a vida segue nesse caminho, onde não há mais espaço apenas para a modalidade de alto rendimento, mas sim para uma ampla variedade de manifestações esportivas para todos e para a vida toda.

Texto produzido por Caroline Maria de Lima, inscrita no CREF-17/MT sob o número 03506 CREF 17/MT.

Dia Internacional do Yoga
NÚMEROS DA FISCALIZAÇÃO DE MAIO!