O “Projeto Criança Ativa”, idealizado em 2017 pelo professor Danúbio Lindomar de Almeida Campos, visa desenvolver habilidades motoras, cognitivas e afetivas em crianças da rede municipal de ensino de Poconé-MT. Utilizando jogos e brincadeiras, o projeto trabalha aspectos como lateralidade, equilíbrio, saltos e coordenação motora fina, além de fomentar o trabalho em equipe e noções básicas de regras, contribuindo para a formação social e melhoria na qualidade de vida das crianças.
A iniciativa engloba crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, matriculados em escolas e CMEIs municipais. O programa é estruturado em três fases: educação psicomotora (2-6 anos), iniciação esportiva geral (7-10 anos) e iniciação esportiva específica (11-14 anos). Através destas atividades, busca-se promover inclusão, desenvolvimento motor, e incentivar um estilo de vida ativo.
A brincadeira é central no desenvolvimento infantil, auxiliando na expressão de sentimentos, criatividade e na formação do eu e das relações interpessoais. O projeto valoriza a importância da transição das crianças entre diferentes fases educacionais e ambientes, apoiando-as em processos que podem gerar insegurança e desafios.
A psicomotricidade, foco do projeto, aborda o movimento humano em relação ao mundo interno e externo, influenciando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e orgânico. O “Projeto Criança Ativa”, coordenado este ano pelo professor Cassio Benedito da Silva, é executado durante o ano letivo, contando com a participação de 10 professores qualificados e registrados no Conselho Regional de Educação Física de MT (CREF17-MT), proporcionando uma experiência educacional rica e diversificada para os alunos.
Texto: Conselheiro Danúnio Lindomar de Almeida Campos