Programa que visa uma melhor qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas em policiais militares é apresentado no Comando Geral da PM; Presidente do CREF17/MT participa da reunião

Notícias

 

Assessoria de Imprensa

CREF17/MT

Com objetivo de discutir juntamente com o Comando Geral da Polícia Militar, as estratégias para implementação de programa de treinamento físico e pesquisa científica na área de qualidade de vida e saúde de policiais militares do Estado, uma reunião foi realizada na manhã da última segunda-feira (29.07). 

Diversas autoridades, especialistas de universidades e convidados participaram, entre elas, o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região (CREF17/MT), Carlos Alberto Eilert; Comandante Geral da PMMT Coronel José Jonildo de Assis, Comandante Geral Adjunto da PMMT Wesney de Castro Sodré, Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT Ronelson de Barros, Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos da PMMT Coronel Edvan Manoel Azevedo e o Responsável pelo Projeto Major PM Almir de França Ferraz. Também estavam presentes professores de diversos cursos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade de Cuiabá (Unic), sendo eles, Carlos Alexandre Fett (Educação Física), Ruberlei de Oliveira (biomedicina), Ana Cristina (Medicina), Ana Cássia (Nutrição), Thaís Luzia Borges (Psicologia), entre outros.

De acordo com o Comandante Geral da PMMT, Coronel Assis, esse projeto será à base do programa de qualidade de vida e prevenção de doenças nos policiais do Estado. “O que queremos e precisamos é de policiais mais saudáveis, realizando sua função com excelência, principalmente no atendimento ao cidadão, sendo está uma das políticas de trabalho do comando da PMMT”, comentou.

Já o diretor de ensino da PMMT ressaltou que “a Instituição está apoiando projetos de inovação para área de segurança pública, em especial, aqueles que têm o intuito de melhorar a qualidade de vida e reduzir os níveis de absenteísmo da categoria”. 

Na oportunidade ainda, o professor Carlos Fett informou que a parceria é uma iniciativa importante para se trabalhar projetos que sejam úteis e inovadores para as organizações estatais trazendo o olhar científico para fundamentar os métodos, indicadores, objetivos e planos de ações “e esse projeto tem todas essas características”.

Conforme o Major Ferraz, idealizador da pesquisa e doutorando na área de Educação Física, “esse é projeto piloto de doutorado e mestrado em conjunto, envolvendo esses policiais. Para atingir o sucesso deste estudo estamos buscando parcerias com a UFMT e UNIC, além do CREF17/MT. É um trabalho que propõe inovação na área de saúde e educação física, o qual temos certeza de que trará excelentes resultados (identificação de fatores de risco, mudança de comportamento e analises de condição de saúde) para a corporação após sua conclusão.

Durante a reunião ainda, visando buscar evidências científicas para dar base de Protocolos de Treinamentos e mudança de comportamento de policiais para garantia de uma melhor qualidade de vida e prevenção de doenças crônica não transmissíveis foi apresentado um levantamento de informações sobre promoção e prevenção em saúde de policiais militares, além da pesquisa de intervenção de doutorado e mestrado do Major PM Almir de França Ferraz e Subtenente Adalberto Correia Junior.

“Nós esperamos como resultado deste trabalho, subsidiar o comando da PM com informações científicas para implementação de políticas internas institucionais para promoção e prevenção em saúde de policiais militares de Mato Grosso”, explicou o major.

Para o presidente do CREF17/MT, que apoia a iniciativa, o projeto é de suma importância para a classe de policias do Estado. “Nós buscamos conhecer de forma profunda a pesquisa e diante da grande relevância que ela trará para esses profissionais através da educação física, nós também somos parceiros deste trabalho”, afirmou Eilert.

CREF17/MT é parceiro dos Jogos Escolares de MT; Abertura da etapa de Água Boa aconteceu no domingo
Brasília sedia a 16ª Conferência Nacional de Saúde; Presidente do CREF17/MT participa do evento