NOTA TÉCNICA DO CREF17/MT SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)

Notícias

O CRE17/MT em consonância com o CONFEF vem a publico orientar, os profissionais de Educação Física do Estado de Mato Grosso sobre a transmissão comunitária do corona vírus, e a população mato-grossense praticante de atividade física em Academias, parques e em qualquer espaço físico utilizado por praticantes e/ou na sua própria residência.

E para tanto orienta aos profissionais os seguintes procedimentos:

1. Aos idosos com mais de 60 anos permaneçam em sua residência como orienta o Ministério da Saúde, cabe ao profissional de Educação Física prescrever exercícios para serem realizados em casa moderados e respeitando a individualidade de cada um;

2. Que as academias incentivem seus alunos/clientes ao chegarem lavem as mãos com água e sabão, por no mínimo de 30 segundos conforme orienta o Ministério da saúde;

3. Orientar segmentos populacionais de maior risco (idosos e pessoas com doenças crônicas) a não virem para locais de prática coletiva de atividade física, realizando tal atividade em casa.

4. Disponibilizar, nos locais de prática de atividade equipamentos e materiais de higiene, notadamente água, sabão e álcool gel 70 e estimular os usuários a fazer uso dos mesmos com frequência.

5. Higienizar equipamentos utilizados para a prática com frequência, inclusive quando houver troca de usuário para utilização do equipamento.

6. Impedir aglomeração disponibilizando no mínimo 2m2 por usuário e que nenhum usuário fique a menos de 1 m de distância de qualquer outro. É recomendável em pequenos grupos.

7. Manter o local de prática arejado e considerar a possibilidade de realização da atividade ao ar livre.

8. Cumprir e estimular o cumprimento das recomendações/determinações dos órgãos públicos competentes, particularmente os dos Sistemas de Saúde.

9. Cancelar ou não programar eventos que possibilitem aglomerações de pessoas.

10. Nas atividades de lutas, esportes de combate ou similares, orientar atividades sem contato físico.

11. Manter informes de grande visibilidade sobre os procedimentos da Instituição relação à COVID-19.

12. No caso de notar ou tomar conhecimento de casos suspeitos, orientar as pessoas a interromperem a atividade e encaminhá-los para atendimento em unidades de saúde.

13. Evitar contato físico, mas se imprescindível utilizar luvas.

14. Ao tomar conhecimento de usuário com COVID-19, alertar pessoas que com ele/ela tiveram contato.

15. CREF17/MT estará funcionando normalmente, somente pelo período da manha observando criteriosamente as normas de higiene preconizadas pelo Ministério da Saúde. Todos os funcionários que estejam enquadrados em alguma classificação de risco estarão trabalhando na modalidade de Home Office por 15 dias.

16. Essas medidas podem ser modificadas a qualquer momento. Estaremos em tempo real observando as orientações do Ministério da Saúde quanto ao avanço e propagação da doença.

Carlos Alberto Eilert
Presidente do CREF17/MT

NOTA DE FALECIMENTO
Posicionamento do CREF17 sobre o Coronavírus