Nota Pública de Apoio à Unemat

Notícias

 

O Conselho Regional de Educação Física da 17 Região de Mato Grosso (CREF 17/MT) vem a público externa sua profunda preocupação em relação a Ação Direta de Inconstitucionalidade 6275 (ADI), ajuizada pelo Governador do Estado de Mato Grosso, atentando contra a autonomia orçamentária da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). 

 

Assim, manifesta apoio à UNEMAT, para ter garantida a manutenção da sua autonomia orçamentária constitucional.

 

O CREF17/MT entende que a autonomia orçamentária constitucional da UNEMAT foi um dos pilares para o desenvolvimento no ensino, pesquisa e extensão da Instituição. Na área de Ciências da Saúde, oferece os cursos de Enfermagem, Educação Física e Medicina, em diferentes regiões do Estado. 

 

Na área de Educação Física, especificamente, são formados professores de Educação Física (Licenciatura) para atuar na Educação Básica em Cáceres, Diamantino e em todo o Estado Mato Grosso, contribuindo com Profissionais qualificadas e dedicados a Educação Física na formação da nossa Juventude, além de grupos e centros de pesquisa. E, portanto, o comprometimento da autonomia orçamentária da UNEMAT poderá gerar expressivo retrocesso ao Estado de Mato Grosso.

 

Também, através de projetos de pesquisa e extensão, o CREF17/MT reconhece inúmeros serviços oferecidos pela UNEMAT à população, como os atendimentos nas comunidades rurais e nos pequenos municípios do Estado, que mobilizam professores e acadêmicos. Além disso, a importância da fixação de profissionais especializadas no interior, uma vez que a UNEMAT está presente em mais de 40 municípios do Estado.

A UNEMAT é patrimônio do povo de Mato Grosso.

 

O CREF 17/MT apoia a UNEMAT e defende o patrimônio Mato-grossense.

 

Carlos Eilert

Presidente do CREF17/MT

COMUNICADO
CREF17/MT inicia o ano com duas academias interditadas