Educação física escolar: A aprendizagem começa pelo corpo!

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Evidências sustentam que a atividade física influencia positivamente o desenvolvimento da cognição e os resultados de aprendizagem na pré-escola e ao longo dos anos escolares. (VASILOPOULOS, Fotini et al., 2023)

Habilidades cognitivas-motoras são indissociáveis. Portanto, é fundamental estimulá-las com qualidade e quantidade de boas práticas no processo de ensino-aprendizagem. Os ambientes de estímulos na infância e adolescência são em grande parte nas famílias e escolas, por esse motivo, é essencial ter um bom profissional de Educação física atuando nessa fase fundamental do desenvolvimento humano.

A Educação Física escolar está presente desde a educação infantil por meio do campo de experiencia de corpo, gesto e movimento proposto pela Base nacional comum curricular (BNCC), onde aborda os objetivos de aprendizagens e desenvolvimento direcionados a jogos e brincadeiras, expressões corporais, habilidades motoras (amplas e finas) e orientação e organização espacial. Enfatizando o corpo como instrumento de aprendizagem.

Nos anos iniciais do ensino fundamental a Educação Física se consolida como componente curricular conforme a BNCC, e tem o foco no desenvolvimento da cultura corporal do movimento por meio de práticas corporais, nomeadas de unidades temáticas de: jogos e brincadeiras, danças, ginásticas, esportes e lutas. Nessa fase a experimentação, fruição e compreensão dos objetos de conhecimento da Educação física escolar são alicerçados.

No município de Sorriso-MT temos um bom exemplo de como a inserção do profissional de Educação física na Educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental somados a atualização continua por meio de formações continuadas regulares tem causado bons resultados no desenvolvimento cognitivo-motor e impulsionado a aprendizagem dos alunos.

Autor: Professor Ms. Willian Bordin (Graduado em Licenciatura- Registro CREF-17/MT, n° – 004315)

 

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