DIA DO ESPORTISTA

Notícias

 

O dia do esportista foi criado pela lei Zico para incentivar, conscientizar e homenagear a prática de esportes como meio de desenvolvimento de uma vida mais saudável. 

O esportista é aquele que pratica ou dedica-se ao esporte, considerado aqui, na globalidade, como qualquer atividade física que respeite regras e/ou costumes, portanto, melhor denominado de atividades físicas esportivas (AFEs), envolve esportes, exercício físico, ginástica, luta e danças.

O termo “fazer esporte” era usado pelos marinheiros no século XIV, significava desporta-se, sair do Porto para prática suas habilidades físicas. 

A prática de AFEs é inerente ao homem, reporta-se desde os ancestrais quando corriam atrás da caça ou fugiam dos seus predadores.

Atualmente as AFEs são um fenômeno sociocultural de extrema relevância nas sociedades contemporâneas, rico em revelações profundas da coletividade. 

Para ser considerado esportista, segundo o American College Sport of Medicine (ACSM) é preciso praticar no mínimo 150 minutos por semana de AFEs de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade elevada no cuidado da saúde física e mental.

De acordo com várias organizações internacionais como ONU, UNESCO, BANCO MUNDIAL e OMS (organização mundial de saúde), às AFEs são o meio mais barato e eficaz na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas degenerativas (DCDs )como obesidade, diabetes, hipertensão, osteoporose, câncer e outras.

Nós profissionais de educação física ( PEFs ) somos especialistas na orientação e acompanhamento da prática de AFEs pela população esportistas.

No CREF17/MT, temos orgulho dos esportistas que buscam na prática de AFEs o equilíbrio físico e mental. Sabemos trata-se de cidadãos que são referências, principalmente, aos mais jovens como filhos, parentes e amigos.

No mundo de alta competição, por conta da globalização, cada detalhe faz grande diferença para a vitória ou sucesso das tarefas do dia. E ter uma boa aptidão física, ou seja, uma boa forma é decisivo, já que reduz o risco das DCDs, aumenta a produtividade e o bom humor entre outros inúmeros benefícios, segundo a vasta literatura científica.

Enfim, feliz dia do esportista, e que todos, cada vez mais, venham desfrutar dessa prática com orientação profissional de qualidade (PEFs graduado e registrado). 

Afinal, como disse Sócrates na antiguidade, e nós corroboramos com seu pensamento: “Nenhum cidadão tem o direito de ser amador no adestramento físico, como cidadão, é parte de seu ofício manter-se em boas condições para servir ao Estado sempre que preciso. Além disso, que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ter visto a beleza e sem ter conhecido a força que seu corpo é capaz de produzir”. 

Portanto, ser esportista por toda a vida é uma questão de cidadania, e todo esportista está de parabéns hoje e sempre pelo bom exemplo de autocuidados com a saúde física e mental.

 

Conselheiro Rêmolo Cláudio. Especialista em fisiologia do exercício e prescrição do treinamento físico.

Seminário que irá discutir a prevenção da saúde e atividade física dos profissionais da segurança pública será realizado na Capital
ANUIDADE: CONFIRA O QUE ESTÁ PREVISTO EM LEI