Clipping CONFEF 153 traz noticias importantes uma delas “Cardiologista alerta para o perigo de seguir a orientação dos blogs fitness”

Notícias

Saiu no clipping 153 do CONFEF

Cardiologista alerta para o perigo de seguir a orientação dos blogs fitness

Cuidado! Pratique exercícios físicos somente com profissional de educação física (para a saúde) ou com fisioterapeuta (para reabilitação ou recuperação de lesões) após a avaliação médica especializada. Esses tais profissionais coach e blogueiros “da saúde” sem nenhuma formação profissional universitária, não podem, por Lei Federal, dar opiniões ou palpites em áreas da saúde, pois incorre no exercício ilegal de uma profissão, como a de médico, nutricionista, profissional de educação física, fisioterapeuta, psicólogo.

Quer ser um profissional de saúde? Curse faculdade e depois se registre para estar legalizado. As recomendações que se ouve desses “coach” são verdadeiras armadilhas perigosas e de alto risco. Os erros técnicos de um blogueiro ou de um coach são merecedores no mínimo de uma investigação, pois estamos vendo pessoas se lesionando por conta desses treinamentos alternativos (aliás de todos os preços) dados por curiosos sem diploma. Por isso é que cada profissão tem sua área de atuação reconhecida e delimitada, com possíveis parcerias entre si, para o objetivo de melhorar a qualidade e prolongar a vida da nossa população. (…)

Coincidindo com a nova diretriz americana de novembro 2015, os cardiologistas brasileiros, recentemente, iniciaram a atualização sobre a avaliação médica prévia dos indivíduos praticantes de atividades físicas, esportivas e dos especiais (paratletas), além da prevenção da morte súbita no esporte e no exercício.

(…) Uma situação que se espalha e chama a atenção, várias pessoas nos contam que iniciaram exercícios nos difundidos “espaços” holísticos de exercício e emagrecimento, sem profissionais da saúde. Algo feito por terapeutas do nada, mas agora muito mais chique, com programas de treinamento e de emagrecimento orientados por um coach ou um blogueiro fitness sem formação profissional. Na verdade são indivíduos autodidatas sem profissão reconhecida, que leram muito livros de auto ajuda, se julgando grandes incentivadores ou estimuladores de pessoas.

 FONTE GLOBO ESPORTE

Clipping 153 traz noticias importantes uma delas Cardiologista alerta para o perigo de seguir a orientação dos blogs fitness”
CREF17/MT efetuará a inscrição de débitos em dívida ativa dos Profissionais em 2016