Assessoria de Imprensa
CREF17/MT
O presidente do Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região (CREF17/MT), Carlos Alberto Eilert, participou nesta quarta-feira (04.12) de uma audiência pública no Congresso Nacional, sobre a PEC108/19, que propõe o fim dos conselhos como autarquias tornando-as instituições privadas.
Segundo Eilert, caso a PEC em questão seja aprovada, irá atingir profundamente os conselhos profissionais. “Por isso estamos lutando para que essa PEC não seja aprovada, pois irá prejudicar de forma direta a todos os conselhos e consequentemente, os profissionais que atuam de forma correta nas suas respectivas áreas”, afirmou.
Para Eilert ainda, a proposta da PEC é inconstitucional. “A Lei 9649/1998 já tentou tratar disso, e o STF colocou que não é possível, em face do ordenamento da Constituição, a delegação a uma entidade privada de atividade típica de Estado e ainda a ADI 1717/1998 esclareceu que os conselhos não podem ter caráter privado.
Entendemos que a PEC não tem amparo na nossa Constituição”, pontuou ele.
Eilert também alerta que caso a PEC seja aprovada, os conselhos perdem o poder de fiscalização. “Com isso a maior prejudicada é a própria sociedade”, disse.