Presidente do CREF17/MT marca presença no lançamento do Projeto “Conselho Transparente”

Notícias

 

Assessoria de Imprensa
CREF17/MT

A prefeitura de Cuiabá lançou na manhã desta terça-feira (01.10), o projeto Conselho Transparente. A atividade faz parte do trabalho contínuo de garantia ao direito constitucional do cidadão de acesso à informação, coordenado pela Controladoria Geral do Município. O evento aconteceu no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e contou com a presença de diversos representantes de Conselhos em nível municipal e estadual, entre eles, o presidente do CREF17/MT, Carlos Alberto Eilert e pelo vice-presidente, Edson Manfrin.

Para Eilert ,a ferramenta é interessante e estava faltando para os Conselhos. “Na minha opinião, o projeto deve ser estendido para todo o Estado de Mato Grosso. Os conselhos estaduais também deveriam estar com essa portal de transparência para que o cidadão possa ter realmente o acesso a informação, ao que está sendo feito. A forma e como isso vai controlar também a participação dos conselheiros é importantíssima”, argumentou ele.

O Secretário de Cultura, Esporte e Turismo do Município, Francisco Vuolo, disse, ao fazer uso da palavra no dispositivo de honra, que hoje a cidade entra em um novo ciclo. “Esse portal irá impedir a ocultação de algum tipo de vantagem. Por isso, a controladoria dá um passo fundamental em Cuiabá. Hoje a cidade entra no novo ciclo de garantir ao cidadão de ter acesso a informações de forma clara e correta. Quero parabenizar a controladoria por mais essa iniciativa”.

Também presente no ato solene, a Coordenadora do núcleo de ações de ouvidoria e prevenção, Larissa Souza Alvim, falou sobre o papel da Controladoria Geral da União(CGU) em nível federal.

“A CGU em nível federal é responsável pelo fomento e a promoção da transparência e isso abarca todas as esferas: união,estado e município. Não é uma cobrança, é um fomento, é um estilo, é uma mudança de cultura onde o sigilo não é mais regra. A transparência é regra e o sigilo é exceção, porque a transparência é obrigatória, prevista em lei, importante porque a informação é publica mas hoje ela é imprescindível porque é o instrumento mais fácil ao combate a “Fake News”, é a forma mais fácil de provar que nosso trabalho funciona e que nosso trabalho é importante”, declarou.

COMO FUNCIONA?

Os Conselhos irão publicar suas informações e documentos tempestivamente no portal.

ONDE ENCONTRO O PORTAL?
O PORTAL está localizado no site www.cuiaba.mt.gov.br

CREF17/MT doa alimentos ao Santa Helena arrecadados em evento realizado na Capital
Vice-presidente do CREF17/MT marca presença na abertura dos Jogos Escolares da Juventude