Educação Física nos Institutos Federais: formando cidadãos reflexivos e autônomos através de uma abordagem interdisciplinar!

Notícias

A Educação Física nos Institutos Federais é regida pela lei específica do Ensino Médio Integrado, temos como prioridade a formação do cidadão reflexivo e autônomo, capaz de atuar de forma ativa e significativa na sociedade. Esse tem sido um dos grandes desafios da Educação Física contra uma educação bancária que procura privilegiar apenas o reconhecimento pelo mérito.

Assim, os conteúdos são diversificados passando do conhecimento sobre o corpo, efeitos fisiológicos do exercício, nutrição básica, sedentarismo e outros da cultura corporal. O objetivo é proporcionar ao estudante o maior contato possível com as diferentes manifestações culturais construídas historicamente.

Trabalhamos com projetos que integram a Educação Física com as demais áreas do conhecimento. Esse trabalho interdisciplinar proporciona ao estudante uma visão maior do que a Educação Física enquanto componente curricular pode oferecer em sua experiência no ensino médio ganhando autonomia para praticá-la por toda vida.

Nos Institutos Federais temos os JIFs (jogos dos institutos federais) que reunimos cerca de 1.400 estudantes aproximadamente em cada edição. Esses jogos são conduzidos pelos professores de Educação Física da rede e tem se apresentado também como uma oportunidade ímpar de conhecimento e crescimento para os estudantes enquanto pessoa inserida e participante da sociedade.

Texto escrito por: Ronnie Fonseca Barbosa, Professor de Educação Física do IFMT – Campus São Vicente, inscrito no CREF-17/MT, sob n°1404 G-MT.

Último desconto!
COMUNICADO