CREF17/MT apoia novembro azul em defesa à saúde dos homens 

Notícias

 

Assessoria de Imprensa

CREF17/MT

 

Depois do Outubro Rosa, dedicado à saúde das mulheres, agora teve início o mês de novembro, dedicado à saúde dos homens, o chamado “Novembro Azul”, que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

Dados revelam que seja por descuido ou preconceito, muitos homens acabam deixando de lado visitas periódicas ao médico e exames importantes que podem diagnosticar doenças graves. Para mudar este quadro, o mês de novembro ganha uma cor para lembrar da importância de prevenir o câncer de próstata.

 

Vale lembrar ainda, que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

 

Diante da gravidade desta doença que tem atingido cada vez mais pessoas, o Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região (CREF17/MT) apoia essa campanha. “Para evitar que ainda mais homens contraiam essa doença a prevenção é o único caminho, por isso somos parceiros dessa campanha que visa prevenir que mais homens sejam acometidos com o câncer de próstata”, afirma o presidente, Carlos Alberto Eilert.

 

Doença silenciosa

 

A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no mundo, entre a população masculina, o câncer de próstata é o segundo mais incidente (15% dos casos), atrás do de pulmão (16,7%).

Lucas do Rio Verde – Ação em conjunta do CREF17 e PC flagra homem em exercício ilegal da profissão 
CREF17/MT é parceiro de curso sobre empreendedorismo no esporte; Inscrições já estão abertas