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A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo.

Nas aulas, as práticas corporais são abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Permitindo o acesso aos saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola.

Experimentar e analisar as diferentes formas de expressão que não se alicerçam apenas nessa racionalidade é uma das potencialidades desse componente na Educação Básica. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde.

Além disso, a Educação Física escolar também contribui para a formação de valores como a disciplina, a superação de limites, a autoestima e a valorização da saúde. A prática regular de atividades físicas na escola também pode prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos alunos.

A Educação Física escolar também ajuda a desenvolver habilidades motoras e físicas, como coordenação, equilíbrio, força, resistência e flexibilidade, além de estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos.

Outro aspecto importante da Educação Física escolar é a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas habilidades físicas ou deficiências. A disciplina deve ser adaptada para atender às necessidades individuais de cada aluno e promover a inclusão social.

O presidente Edson Manfrin afirma que o CREF-17/MT tem feito diversas intervenções junto aos Governos Estadual e Municipais para garantir ao menos duas sessões semanais de Educação Física, em todos os níveis de ensino e ministradas, exclusivamente, por profissionais de Educação Física, habilitados e registrados no Sistema Confef/Crefs, valorizando assim os nossos profissionais que atuam no ambiente escolar.

39ª Reunião Plenária do CREF-17/MT
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