A Escola Estadual Governador José Fragelli possui um ensino diferenciado das demais escolas de Cuiabá no que diz respeito ao esporte. Na parte diversificada do currículo, a escola dispõe da disciplina prática esportiva, dividida em 12 modalidades, onde os estudantes podem escolher qual praticar durante o ano.
Além disso, a escola também possui a Educação Física Escolar que compõe o currículo da base comum, trabalhando um universo mais amplo, não se limitando ao que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atingindo tanto o viés esportivista como também aquilo que permeia a área da saúde.
Dessa forma, são trabalhados temas da saúde de grande impacto para a sociedade, como: padrões de beleza estabelecidos pela mídia, medidas antropométricas para composição corporal, perspectiva alimentar e nutricional, abordagens biológicas e fisiológicas do corpo humano, dentre outras. O trabalho da Educação Física escolar, neste contexto, abarca tanto aulas teóricas quanto práticas, possibilitando maior entendimentos dos estudantes sobre os conteúdos abordados.
Conversamos com o Professor de Educação Física da Escola Estadual Governador José Fragelli, Héliton Gomes, que enfatizou a importância do esporte escolar na formação dos estudantes, quando bem orientado. “A Educação Física na escola contribui não só para o componente curricular em si, como também para todos os outros componentes da base comum e da parte diversificada, auxiliando em todos os processos de ensino/aprendizagem. Na perspectiva da escola, temos, inclusive, a figura do professor tutor. Este, por sua vez, é responsável por orientar os estudantes sob sua tutoria acerca das dificuldades enfrentadas nos outros componentes curriculares, como a matemática, por exemplo. Nós realizamos todo o trabalho de acompanhamento desses estudantes, o que inclui a orientação sobre como solucionar aqueles problemas, utilizando a Educação Física Escolar”, pontuou.
De forma geral, a Educação Física Escolar contribui diretamente na orientação dos estudantes sobre qual caminho seguir quando se fala em atividade física. Após muitas reformas na própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares.
A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do estudante.
O CREF-17/MT parabeniza e enaltece a Escola Estadual Governador José Fragelli! Com certeza, um trabalho de muita dedicação, de uma equipe responsável e empenhada, que visa o crescimento e a evolução da Educação Física Escolar!