A realização do Seminário de Formação Continuada de Educação Física, em Primavera do Leste, também foi marcada pela avaliação positiva dos participantes, que destacaram a importância da iniciativa para a atualização profissional e para a aproximação do Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região (CREF17/MT) com os profissionais do interior de Mato Grosso.
Morador de Primavera do Leste, o profissional de Educação Física José Rômulo ressaltou que o evento representou uma oportunidade fundamental de acesso ao conhecimento. Segundo ele, a iniciativa do CREF17/MT supre uma antiga demanda dos profissionais que atuam fora da capital. “O Conselho tem investido muito na qualificação e levado essas ações para o interior do estado. Isso é muito importante, porque muitos municípios são distantes e o profissional, muitas vezes, precisava se deslocar até a capital para ter acesso a esse tipo de formação”, afirmou.
Para José Rômulo, a interiorização das ações fortalece o exercício profissional e amplia o acesso à informação. “Hoje o CREF está mais próximo dos profissionais que atuam em locais de difícil acesso. Isso é uma vitória para nós e somos muito gratos por essa iniciativa”, completou.
A percepção positiva também foi compartilhada por Valéria Leão, moradora de Paranatinga, que participou do seminário após ser incentivada pelas comunicações institucionais do CREF17/MT e pela academia onde trabalha. Ela avaliou a iniciativa como enriquecedora e destacou a qualidade do corpo docente. “Os cursos oferecidos pelo CREF são completamente válidos. Os profissionais que ministram as palestras têm um conhecimento muito alto e isso nos enriquece grandemente”, ressaltou.
Valéria ainda enfatizou o impacto da formação continuada no crescimento profissional. “Cada momento como esse é um ganho. A gente aprende, multiplica o conhecimento e cresce na área. É gratificante participar de um evento como esse”, concluiu. O depoimento dos participantes reforça o papel do CREF17/MT na promoção da formação continuada, na valorização profissional e na ampliação do acesso à qualificação em todas as regiões do estado, fortalecendo a Educação Física e os serviços prestados à sociedade.
Saldo positivo
Levantamento realizado junto aos participantes ao longo dos quatro dias do Seminário de Formação Continuada de Educação Física de Primavera do Leste reforçam a avaliação positiva do evento.
De forma geral, o público foi majoritariamente composto por profissionais com idade entre 31 e 50 anos, seguido por participantes com mais de 51 anos, evidenciando o interesse de profissionais experientes pela formação continuada e atualização técnica. Quando questionados referente à avaliação geral do evento, a classificação “amei” e “gostei” foram unânimes nos quatro dias de formação.
Os resultados apontam que o evento cumpriu seu objetivo de promover qualificação profissional, atualização de conhecimentos e aproximação do CREF17/MT com os profissionais do interior do estado, fortalecendo o vínculo institucional e o compromisso com a valorização da Educação Física em Mato Grosso.



