
O CREF17/MT marcou presença no 3º Encontro Nacional das Câmaras do Sistema CONFEF/CREFs, realizado nos dias 13 e 14 de novembro, reforçando seu compromisso com o alinhamento nacional das diretrizes que orientam a atuação profissional da Educação Física. O evento reuniu representantes de todo o país e se consolidou como um dos principais espaços de integração, planejamento e fortalecimento das políticas que movem a profissão.
A abertura contou com a palestra magna de Alberto Martins da Costa e Rivaldo Araújo da Silva, que abordaram avanços, desafios e perspectivas da área, com enfoque no esporte paralímpico e na construção de práticas mais inclusivas. No segundo dia, as Câmaras Técnicas mergulharam em debates sobre segurança em ambientes supervisionados, expansão da atuação na saúde, fortalecimento da Educação Física escolar, estratégias nacionais para o esporte e revisão de procedimentos internos — temas fundamentais para padronizar e qualificar a prática profissional em todo o Brasil.

Representando a presidência do CREF17/MT, Aldo Ricci, ressaltou a relevância do encontro ao aproximar as Câmaras dos Conselhos Regionais, promovendo alinhamento, atualização legislativa e cooperação em situações que demandam apoio conjunto. “Iniciativas como esta colaboram para que cada vez mais o sistema CONFEF/CREFs possam avançar nas pautas em que a profissão e os profissionais necessitam, reafirmando o papel da Educação Física na promoção da saúde, da qualidade de vida e na construção de uma sociedade mais ativa e consciente.”
Para o presidente da Câmara de Julgamento do CREF17/MT, Orlando Elias Junior, a experiência foi enriquecedora ao permitir a troca direta com representantes de 22 estados, ampliando a compreensão das diferentes realidades e desafios vivenciados no país. “´É importante destacar ainda, as contribuições da diretoria do CONFEF, incluindo orientações da advogada responsável pelo sistema, que trouxeram mais clareza e segurança aos processos internos.”

Também estiveram presente no evento, em nome do CREF17/MT, Edval Alves Ribeiro, presidente da Câmara de Registro, Claudio Rodrigues Dias, presidente da Câmara de Normatização, Patricia Galilei, responsável pela Câmara de Fiscalização e Sergio Roberto Vilarga Corbelino, a frente da Câmara de Orientação e Ética Profissional.



