Orientações para as Eleições 2024 | CREF17-MT

Notícias

 

Orientações para as Eleições 2024

2024 marcará um momento decisivo para os Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs, com a realização das eleições para a escolha dos membros Conselheiros Titulares e Suplentes. Esses eleitos assumirão a gestão do CONFEF e dos 22 CREFs nos quatro anos seguintes.

Quem Pode Votar:
O voto nas eleições do Sistema CONFEF/CREFs é obrigatório para todos os Profissionais de Educação Física que mantenham registro ativo no Sistema CONFEF/CREFs e estejam plenamente habilitados em seus direitos profissionais até 15 de março de 2024. Além disso, é necessário ter o registro ininterrupto de, no mínimo, três anos até a data da eleição. Entende-se como profissional em situação regular e em pleno gozo de seus direitos profissionais aquele que não apresenta pendências financeiras e/ou documentais junto ao respectivo Conselho, e não tenha cadastro de penalidades administrativas e/ou ético-disciplinares no âmbito do Sistema CONFEF/CREFs. Será considerado em situação regular financeira o Profissional que esteja em dia com parcelamentos diante aos CREFs.

Como Votar:
A forma de voto que cada Conselho adotará será definida através de Regimento Eleitoral do respectivo Conselho, que será publicado até o dia 30/04. As opções de voto incluem cédula de papel, seja por correspondência ou comparecimento pessoal, ou voto virtual. O Profissional terá a possibilidade de enviar, via Correios, o voto em cédula de papel a partir do recebimento do kit de votação, assegurando que este alcance o local de votação até a data e horário marcados para a realização da votação presencial.

As eleições para a escolha dos membros conselheiros titulares e suplentes que assumirão a gestão 22 CREFs e do CONFEF nos quatros anos subsequentes. Em data única, os Profissionais de Educação Física que estiverem com sua situação regularizada até 15 de março de 2024 terão a oportunidade de escolher seus representantes tanto em nível federal quanto regional. A data exata para as eleições do sistema será definida pelo plenário.

Perguntas e Respostas sobre as Eleições 2024:
Como conheceremos os candidatos concorrentes na eleição do CONFEF e dos CREFs?

Dentro do período estipulado, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais divulgarão no Diário Oficial da União e em seus portais eletrônicos a lista dos candidatos à eleição do CONFEF, bem como as chapas concorrentes às eleições dos CREFs.

Posso me candidatar a membro do CONFEF e dos CREFs? Os interessados em se candidatar devem atentar para os requisitos estabelecidos nas normas eleitorais disponíveis em www.confef.org.br

O que acontece se eu não votar?

Com a alteração da Lei nº 9.696/1998, trazida pela Lei nº 14.386/2022, a eleição do Sistema CONFEF/CREFs passou a ser obrigatória sob pena de multa equivalente a até 10% do valor da anuidade paga pelo Profissional.

Fique atento às informações e participe ativamente do processo eleitoral que definirá os rumos da representação profissional nos próximos anos. O CONFEF conta com a sua participação para fortalecer e legitimar a voz da Educação Física no Brasil.

Autor: Comunicação – CONFEF

Presidente do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso reforça parcerias com o Governo do Estado
Cref-17/MT se reúne com presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso