CREF17/MT flagra irregularidades e interdita cinco academias na cidade de Cáceres/MT
Cinco academias foram interditadas no município de Cáceres a 220 km de Cuiabá, os estabelecimentos funcionavam irregularmente e ilegalmente a fiscalização ocorreu no período de 24 a 28 de abril sem a presença de profissionais habilitados para exercerem a profissão.
Em Cáceres foram 32 visitas, realizadas pelo Agente do Orientação e fiscalização sendo que um total de 18 academias tinham documentos 09 foram locais novos e 05 foram interditadas. Do total de autuações, 07 (sete) para pessoas jurídicas e 07 (sete) em pessoas físicas sem registro 11 (onze) sem profissionais no momento da visita ainda foram lavrados 24 autos de infração abrangendo assim pessoas físicas (12) e Pessoas Jurídicas (12). As cinco academias interditadas não possuíam nenhum tipo registro profissional habilitado junto ao CREF, constatou-se ainda que inúmeros profissionais de Educação Física licenciados estavam atuando nas academias o que fere a Instrução normativa do MEC 03/2010, sendo os mesmos orientados para que procurassem fazer o curso de Bacharel.
Na ocasião ficou formalizado com os profissionais e donos de academias do município que esta sendo agendado uma reunião com o Presidente do CREF17/MT para dirimirmos eventuais distorções com relação aos formandos pela UNEMAT, informou ainda que hoje já tem faculdade no município que oferta curso de Bacharel.
A fiscalização constatou ainda que cinco pessoas foram autuadas por exercício ilegal da profissão, infração prevista no Código Penal, conforme a Lei n 3688/41. Art. 47.
Foi realizado ainda uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde da Cidade junto a equipe de vigilância sanitária de como proceder com relação as visitas junto as academias pois notamos que as mais diversas não apresentavam o alvará sanitária de funcionamento entre entre outros.
O Presidente do CREF17/MT Prof. Carlos Alberto Eilert esteve no município também para a abertura dos Jogos Escolares da Região de Cáceres e acompanhou os trabalhos da própria fiscalização, o qual qualificou como excelente em razão do preparo profissional demonstrado pelo Agente de Orientação e Fiscalização do Sr. Júlio Cesar.
O presidente do CREF17/MT concedeu uma entrevista junto a radio centro américa de Cáceres esclarecendo sobre a área de atuação do Licenciado e do Bacharel.